PROJETO CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA
Coleção de livros paradidáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), elaborada com o objetivo de explorar questões pertinentes à construção da identidade pessoal do aluno, por meio de atividades que promovam a autoestima, a autoaceitação e o reconhecimento e amadurecimento de suas emoções, considerando suas experiências pessoais e sociais, com ênfase à construção do seu Projeto de Vida.
Estrutura Pedagógica
Cada livro, organizado por ano escolar, está dividido em capítulos que exploram os eixos do Projeto de Vida:
Pessoal, Social e Profissional. Cada capítulo apresenta:
• História contada por um personagem – situação cotidiana;
• Atividades lúdicas considerando a faixa etária, que exploram as cinco macrocompetências socioemocionais.
No início de cada livro, a coleção disponibiliza orientações conceituais e metodológicas para os professores,
bem como processo de formação em Ambiente Virtual de Aprendizagem, com conteúdos específicos
relacionados ao trabalho pedagógico no ambiente escolar.
Ao final de cada livro, foram organizadas atividades reflexivas que abordam, de maneira geral, os temas
trabalhados nos capítulos.
Diferenciais
• Equipe de profissionais com experiência na Educação Básica.
• Inserção de Tecnologias Educacionais online e off-line.
• Orientação metodológica e formação para os professores.
• Temas educacionais atualizados e vinculados à Base Nacional
Comum Curricular – BNCC.
Formação de Professores
A efetividade de qualquer política educacional depende do processo de formação dos professores que permita perceber como os atuais recursos pedagógicos, didáticos e metodológicos podem ampliar as discussões no espaço escolar, propiciando melhorias no processo de construção do conhecimento.
Nesse sentido, é fundamental o estabelecimento de políticas educacionais formativas para os professores da rede de ensino, que contemplem as dimensões técnicas, políticas, éticas e estéticas, por meio de sólida formação, envolvendo o domínio e o manejo de conteúdos e metodologias, diversas linguagens, tecnologias e inovações que contribuam para ampliar a visão e a atuação do profissional da educação.